História

Situada na Ilha da Madeira, a Freguesia da Camacha começou por ser apenas a serra da Freguesia do Caniço, mas foi o alvará régio de D. Pedro II, de 28 de Dezembro de 1676, que autorizou o bispo diocesano D. António Teles da Silva a criar a Paróquia da Camacha, que somente parece ter ficado definitivamente constituída no ano de 1680.

Apesar de uma perda temporária da sua identidade, em 1738 recuperou o estatuto de freguesia e assim o ficou.

O rápido crescimento da população levou o prelado da diocese, D. Luiz Rodrigues de Vilares, a pedir a criação de um curato. Vários curas tiveram moradia permanente na freguesia, mas há já algumas décadas que ali não residem.

A sede da paróquia estabeleceu-se na capela da invocação de S. Lourenço construída por Francisco Gonçalves Salgado. Nada sabemos acerca do ano e local em que se ergueu o pequeno templo, mas conjeturamos que não era no mesmo lugar onde depois se veio a construir a atual igreja paroquial.

Em 1994, foi elevada à categoria de Vila.

A Camacha apresenta alguns marcos na sua história, nomeadamente por ser a terra onde se jogou futebol pela primeira vez em 1875, obter um notável crescimento da cultura e indústria de vimes, a partir do século XIX, por ser a freguesia que tem o maior número de Grupos Folclóricos, com 7 coletividades e sendo que um deles se destaca como o Grupo mais antigo da Região Autónoma da Madeira.

Visto ser uma região montanhosa, a sua principal atividade era a agricultura. Nos dias de hoje, apesar de ter uma menor percentagem de agricultores, há quem ainda cultive a terra e revela-se a preferência pelos saborosos legumes e frutas frescas, dando o exemplo da maçã tão nossa e tão característica.

Em redor do seu nome, existem diversas teorias que vão desde a ideia de que esta designação é um apelido de família muito usado na Ilha da Madeira, ou pela hipótese de ter sido nomeada por um espanhol, D. Fernando Camacho, que foi servidor nesta ilha no domínio filipino e que, em homenagem à sua mulher falecida, terá passado a denominar esta freguesia de “Camacha”.

© 2021 Junta de Freguesia da Camacha. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • GESAutarquia